10 dicas para viajar em segurança

Por | 06/12/2016

Imagine seu carro quebrando na estrada no meio da noite? Imagine agora sua família junto? Continue imaginando que o único socorro mais próximo, está há uns 100km de distância? Você terá que pedir ajuda, procurar mecânico, esperar o conserto e enfim, muitos desses problemas podem ser evitados, veja a lista que separamos para você!

1 – Nível do óleo
Sem óleo suficiente para funcionar, o motor simplesmente trava. Este problema é muito simples de ser resolvido: leve seu carro ao posto de sua confiança e peça para verificar o nível do óleo e os filtros de ar. Se a quilometragem do óleo estiver vencida, peça para fazer a troca. Aproveite a parada no posto e verifique também a água do radiador e as correias.

2 – Velas
Velas sujas podem comprometer o bom funcionamento do motor, deixando ele “engasgado”. Passe numa oficina mecânica e peça para fazer a limpeza das velas. O mecânico também deverá verificar se os cabos do distribuidor estão em bom estado.

3 – Limpador de para-brisas
Ninguém gosta de viajar com chuva. Mas a situação pode piorar se o carro não tiver um bom limpador de para-brisas. Veja se as palhetas estão desgastadas. Se a borracha não estiver limpando com eficiência o pára-brisa, troque-a. Não se esqueça de completar o reservatório do limpador.

4 – Iluminação
Os sinalizadores de seta são importantíssimos durante a viagem, seja de dia ou de noite. Por isso, não deixe de checar se todos os sinalizadores estão funcionando. Os faróis, tanto baixo e alto, devem estar funcionando perfeitamente.

5 – Pneus
Viajar com pneus carecas e desgastados, além de colocar sua vida em perigo, deixa o carro passível de ser guinchado se for pego pela policia rodoviária. Veja mais algumas dicas:

  • Troque os pneus ou faça o rodízio se for necessário. Providencie também o balanceamento;
  • Estando com os pneus adequados, passe no posto para calibrá-los seguindo a medida estipulada no manual do veículo;
  • Lembre-se que o estepe também deve estar calibrado e sem desgastes;
  • Já que estamos falando de pneus, dê uma olhadinha pra ver se o kit obrigatório triângulo, chave de roda e macaco está dentro do carro.

6 – Freios
Se o pedal estiver baixo ou se ele estiver fazendo um ruído anormal ao ser acionado, então provavelmente as pastilhas e as lonas estão desgastadas. Uma revisão na mecânica de sua confiança pode resolver esse problema. O mecânico irá revisar os discos, sistema hidráulico e o nível do fluido.

7 – Suspensão
Empurre cada canto do carro para baixo e solte em seguida. Se a carroceria voltar ao seu estado original sem parar, quer dizer que o amortecedor está bom. Mas se a carroceria balançar mais de duas vezes, é sinal de que o amortecedor está desgastado. Troque os amortecedores em pares. Exemplo: se trocar o lado direito da frente, será preciso também trocar o lado esquerdo da frente.

8 – Cinto de segurança
O cinto de segurança é fundamental em casos de colisões, pois ele impede que seu corpo seja arremessado para a frente. Verique se o cinto fica bem travado no prendedor. Antes de ligar o carro e sair de viagem, não se esqueça de colocar o cinto de segurança. Se for levar passageiros, faça com que todos usem o cinto.

9 – Peso
Colocar mais peso do que o carro suporta irá comprometer o funcionamento do motor e principalmente dos freios. Respeite o limite de peso indicado no manual do veiculo. Ao colocar a bagagem em seu carro, tome cuidado para que a visão do retrovisor não fique obstruída.

10 – O motorista
Não é apenas no carro que você precisa fazer revisões antes de viajar. A peça que fica atrás do volante também é de suma importância para uma boa viagem. Por isso, descanse bem antes de pegar a estrada. O sono e o cansaço podem lhe prejudicar a visão e a noção de espaço. A cada duas horas, procure parar e fazer uma alimentação leve. Aproveite para esticar as pernas e lavar o rosto. Respeite a faixas da pista e só ultrapasse em linhas tracejadas. Respeite as indicações de velocidade.

Tomando todos esses cuidados, com certeza sua viagem será mais segura e tranquila. Se você tem mais sugestões, compartilhe com a gente!

 

Fonte: g1.globo.com | emuitocarro.com.br

Um comentário sobre “10 dicas para viajar em segurança

  1. gmtecserv

    As dicas são simples porém cruciais! Muitos ainda se esquecem (ou realmente são displicentes) de utilizar um dos itens mais básicos de segurança que é o cinto, imaginei o restante dos pontos citados.

    Obrigado por este excelente artigo!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *